O sucesso da sua loja na ponta do lápis.

Mais do que entender de construção, o lojista tem que saber controlar também a situação financeira de sua loja. Afinal, se os negócios estão no vermelho ou no azul, orientação nunca é demais em ambos os casos.

Alguns fatores são primordiais para o sucesso financeiro de uma loja de materiais de construção. Alguns deles são inerentes ao varejo em geral, podendo ser aplicados a qualquer segmento de mercado. Outros são específicos para o setor de construção. Portanto, antes de começar a investir de forma efetiva na abertura ou ampliação de uma loja, você precisa entender três pontos no que dizem respeito à contabilidade do seu negócio: investimento, custos fixos e capital de giro.
Que tal a gente conhecer agora a definição exata destes três elementos tão importantes para o comércio varejista?

Investimento é o capital inicial do negócio, até que ele possa se sustentar de maneira independente. Ele costuma ser dividido em investimento fixo, pré-operacional e capital de giro.

O investimento fixo é empregado em bens materiais do negócio, como o imóvel, equipamentos, mobiliário, utensílios, instalações e serviços de reforma e manutenção da loja.  

Investimentos pré-operacionais são aqueles aplicados em pesquisas de mercado, abertura e registro de nova empresa. Projetos de decoração também fazem parte desta categoria, como honorários de arquitetos e engenheiros.

Com tudo pronto, chegou a hora do capital de giro.

Capital de giro é a quantia de caixa disponível em conta-corrente desde a abertura do novo ponto de venda, para sustentar os primeiros meses de vida da loja e cumprir o pagamento de despesas como salários, impostos, custos fixos e manutenção, além de compras necessárias para repor os estoques.

Já que estamos falando em capital de giro, aqui vai um conselho valioso aos lojistas que estão prosperando na área de materiais de construção: mesmo com o crescimento das vendas, recomenda-se direcionar parte dos lucros para a reserva de capital de giro. Afinal, se a loja cresce, as despesas também aumentam na mesma proporção.

Categorias dos custos de uma loja de materiais de construção.

Como todo negócio, uma loja de materiais de construção possui dois tipos distintos de custos: os fixos e os variáveis. Vamos conhecer um pouco de cada um deles?

Custos fixos.

Como o próprio nome diz, são aqueles que não se alteram e independem da performance nas vendas. Ou seja, lucrando muito ou pouco, eles sempre farão parte da loja. Como exemplos, podemos citar o custo do aluguel ou de prestação do imóvel, os salários dos funcionários, honorários do contador, contas de água, luz e telefone e outros.

Custos variáveis.

Ao contrário dos custos fixos, os custos variáveis oscilam de acordo com o volume de vendas. Só pra exemplificar, podemos falar da compra de embalagens, taxas pagas a administradoras de cartões de débito e crédito, comissão de vendas, entre outros.

Quanto mais a loja prospera nas vendas, maiores são os seus custos variáveis. O CMV (Custo de Mercadorias Vendidas) mede a variação do estoque no mês, somando o total de estoques no último dia do mês anterior com todas as compras realizadas ao longo do período corrente, menos o estoque existente ao final deste período. Ou seja, o CMV é um excelente termômetro para indicar o lojista está comprando mais do que o necessário.

Para o equilíbrio de todos estes fatores que acabamos de ver, o lojista precisa ter um excelente controle financeiro, mantendo em dia o registro do fluxo financeiro da loja e planejando os investimentos necessários para o seu sucesso no mercado.

Mas como investir no crescimento das vendas?

Para manter a balança financeira sempre positiva, vale algumas dicas de empreendedorismo, que vão fazer a loja de materiais de construção ter mais destaque no mercado e vender mais.

  • Mantenha o mobiliário sempre organizado e de acordo com o capital disponível;
  • Deixe o ambiente aconchegante, organizado e bem iluminado;
  • A distribuição deve ser harmoniosa. Cada espaço por si só deve “vender” a loja;
  • Invista em marketing off line e on line, com ações estratégicas e pertinentes;
  • Realize promoções periódicas e temáticas, segmentando por setores da loja;
  • Valorize o atendimento de sua loja, promovendo cursos aos funcionários.

Outra dica importante é ter como parceiros fornecedores que valorizem as revendas. A Krona disponibiliza em seu site um espaço dedicados a lojistas, com informações sobre pedidos, pagamentos, produtos, condições de pagamento e muito mais.

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