Saiba escolher o melhor tecido para o seu estofado



estofado

Na hora de comprar um novo sofá, muita gente fica na dúvida de como fazer uma boa escolha, já que poucas pessoas conhecem os diferentes tipos de tecidos que existem no mercado. Na hora de comprar, é muito importante pensar qual será a real utilização da peça, pois isso irá influenciar muito na hora da escolha do modelo, tamanho e tecido. Para quem possui um único ambiente (sala de TV – sala de estar), o ideal é ter um estofado planejado, que siga a necessidade e o tamanho físico de cada pessoa.

Basicamente, hoje os mais conhecidos no mercado de estofados apresentam quatro tipos de tecidos: couros e sintéticos, chenille, jacquard e suede. A seguir, você confere quais são as vantagens e desvantagens de cada um dos principais tecidos de sofás existentes, para fazer uma ótima compra:

– Couros e sintéticos: em geral, apresentam boa resistência, além da facilidade para limpar. São naturalmente impermeáveis, indicados para pessoas alérgicas e com animais de estimação em casa. Por outro lado, são extremamente frios no inverno e muito quentes no verão.

– Chenille: esse tecido possui uma boa aparência e é maleável, o que o tem tornado um dos tecidos de decoração mais elegantes e preferidos pelos designers. É feito de algodão, seda e lã e é semelhante ao veludo. O seu lado ruim são os vincos, que dificultam na hora da limpeza, principalmente para quem tem animais em casa.

– Jacquard: essa é uma das tecelagens mais complexas e antigas. Até hoje é muito utilizado na linha de estofados e, principalmente, de decoração. Isso porque, além das diversas técnicas de estamparia atuais, ele possui uma forma de estampar com os próprios fios durante a tecelagem. Apresenta uma ótima resistência. É um tecido que não retém muito o calor, por ser mais fino, nem a umidade, quando há uma boa porcentagem de algodão.

– Suede: os suedes (ou camurça italiana, nobuck e afins) são os mais utilizados atualmente. Apresentam uma pelagem que proporciona um conforto superagradável e são fáceis de limpar. É um tecido sintético derivado de uma malha, mas com características aveludadas e muito fino. O que dá a espessura para o suede é seu pano de fundo e não o material. Por essas características, dispersa o calor e não retém a umidade, o que o torna um tecido relativamente fresco.

estofado

Cuidados e dicas

Se você já tem uma peça e não pode trocar seu estofado no momento, utilize capas ou mantas de tecidos naturais como o algodão, que ajudam a proteger seu sofá e também evitam a transpiração excessiva nas estações mais quentes. Aí é só tirar para lavar de vez em quando.

De acordo com a arquiteta e urbanista Roberta Rauth, “avaliar a situação da sua casa, como: ter cachorros, gatos e crianças, deve influenciar sua decisão. Caso você tenha ao menos um destes, usar cores de tons escuros no sofá contribui para que qualquer sujeira não fique muito aparente. Courino ou couro legítimo ajudam muito, caso sejam derramados líquidos e comidas, além de serem mais fáceis de limpar e mais difíceis de manchar. Você também pode optar por impermeabilizar o sofá do tecido que for sua preferência”.

Lembre-se de que, independentemente do tecido escolhido, se você cuidar bem do seu sofá, ele durará muito mais tempo! Basicamente, os estofados não devem ser expostos ao sol de forma direta. Devem ainda ser evitados produtos químicos para a sua limpeza – a ideal é feita somente com um pano úmido com água e aspirador de pó.

Compartilhe
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Categoria: Inspirações
Tags: construção Dicas estofado krona obra reforma sofá



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Posts Relacionados

Hygge e Lagom

Hygge e Lagom: os estilos escandinavos de decoração que estão fazendo sucesso

Em alta no universo da arquitetura e da decoração, Hygge e Lagom são dois conceitos nascidos na Escandinávia que estão … [ Ver mais ]

quarto

Como montar um quarto para ter uma boa noite de sono

Vários fatores do ambiente influenciam a qualidade do sono, como claridade e barulho, mas há outros detalhes que podem contribuir … [ Ver mais ]

estilo industrial

Estilo industrial: piso de cimento

O piso de cimento queimado é uma das tendências para o design de interiores – e um queridinho do estilo … [ Ver mais ]



Inspiração diária

Hygge e Lagom

Hygge e Lagom: os estilos escandinavos de decoração que estão fazendo sucesso
[ Ver mais ]


Curta o nosso Instagram


  • Quando algum falar que s existe uma marca de tuboshellip
  • Para um acabamento perfeito a lixa certa  fundamental! Almhellip
  • O cu  o limite  e tambm  ahellip
  • A Krona se encaixa no seu projeto! Nossa linha dehellip
  • Pensando em montar um canto alemo na sua casa? Confirahellip
  • Alm de ser um charme a cozinha americana tem diversashellip
  • Voc sabe qual a diferena entre estas duas peas? Ohellip
  • Parede estufada azulejos descolando e goteiras podem ser sinais dehellip
  • Est chegando a hora da contagem regressiva! Sua casa jhellip

Tags


a rquiteturaacústicaAdesivoAdesivo de paredeáguaÁgua friaágua quentealugadoalvenariaAmareloanimais de estimaçãoansiedadeapartamentoapartamento pequenoaplicativosappAquecedor solaraquecedoresar-condicionadoarmárioarmazenagemarquitetoarquiteturaarranjosarranjos de floresARTaspirador de póazulejoazulejosbanheiraBanheirobibliotecabitolaBrancobtuBuchaCabeceiracaixacaixa d'águacaixa sifonadacalhascantinhocasaCasa da Laricasa pequenacerâmicaCertificaçõeschurrasqueirachuveirochuveiro elétricocimento queimadocinemaCinzacírculo cromáticoclosetcomo escolhercomo fazercomo instalarcomo montarcomo montar arranjoscondomínioConexõesconsertoconservaçãoconstruçãoconstruircontruçãocontruirCoresCozinhaCozinha AmericanacuidadoscustosdecorDecoraçãodesperdíciodesvantagensdiâmetrodicaDicasdicodivisóriasDIYDIY. cobredrywalldúvidaEconomiaeconômicoeletricistaelétricoeletrodutoeletroduto corrugadoempreiteraenergia elétricaengenheiroenvernizarerroserros comunsescadaescritórioEscurasesferaesgotoespaçoEspaçosespelhoestampa floralestanteestiloestilo industrialEstilo minimalistaestofadofaça você mesmofácilferramentasfiaçãofiosfita adesivafloresfluxofuncionalgaragemgastando poucogessoglossáriogranitoGuarda-roupashidráulicahidráulicohigienehome officeHygge e Lagomidealideiasiluminaçãoilumincaçãoimóvelimpermeabilizaçãoimportânicaindustrialinfantilinfiltraçãoinspiraçãoinstalaçãoinstalação elétricainstalação hidráulicainstalações hidráulicasinteriorInvernoJanelasjardinagemjunta elásticakronalaminadolareiralavaboledleituralifestyleLimpezaluminárialuva de corrermadeiramantasmanutençãomármoremateriaismaterialmau cheirominimalismomodelomodelosmontagemmontessorianomóveis planejadosmóvelmudançasnormasobraobrasofraOrganizaçãoPaisagismopapel contactParade de tijoloparedeparede de lousaparede de tijolosparedespasso a passopastilhapeças fundamentaispendentepequenopiaPinturapiscinapisopituraplacas cimentíciasplanejamentoplantaplantasponto comercialporcelanatoPorta sanfonadappprPPRprateleirapressãopreto e brancoprevençãoprimárioProblemasprofissionaisprojetoProjeto hidráulicopvcqualidadequalidade acústicaquartoquarto de bebêrachadurasraloralo sifonadoreformareforma hidráulicareformarregistroregulamentorejuntamentorejunteReparorevestimentorevestimento para cozinharodapéroscávelrose goldrotinaroupassacadasalasala de estarsanitáriosecundáriosifãosintéticosofásoldávelsoluçãosuculentassustentabilidadesustentáveltamanhotapetetapetestecidotendênciaTendênciastermosterrenotestetetotijolo aparentetinta acrílicatipostipos de tintatorneiratrabalhar em casatrave de futeboltuboTubostubos conexõestubos e conexõestubulaçãotubulação elétricaUmidadeutensíliosválvula de retençãovantagensvazamentovazamento dicasvinílicowashi tapewood frame


banner_310x200px