Materiais de PDV são meios de atração e lucratividade dentro de uma loja.

Materiais de PDV como integrantes do marketing mix de uma marca ou produto podem ser grandes aliados para estimular as vendas. Este “coringa” beneficia tanto lojistas quanto fornecedores. Um bom material de PDV, além de divulgar determinado produto, pode decorar uma loja, deixando o seu layout ainda mais atrativo, chamando a atenção de clientes. Mas vamos falar um pouco da definição correta desta ferramenta tão eficaz.

Como o próprio nome diz, material de PDV significa uma ação ou esforço de marketing de uma marca, ou seja, o local de contato real e direto com o consumidor. É uma oportunidade ímpar que marcas e lojistas têm de impactar o consumidor no ato da compra. Porém, este tipo de ação requer um planejamento rigoroso, com a análise de diversos fatores que podem ser decisivos para um bom aproveitamento do espaço na loja. Vamos conhecer alguns deles?

Conheça o seu consumidor.

A definição do público-alvo e de suas particularidades é um dos principais pontos do marketing mix de uma marca. Este detalhe é ainda mais importante no ponto de venda, pois é o encontro do consumidor com o produto. Para isso, é preciso conhecer os hábitos e preferências destas pessoas. Por exemplo, investir num material de PDV exageradamente grande e colorido, com muitos detalhes, pode ser um mau negócio para impactar um público discreto e reservado, que, por sua vez, prefere um ambiente mais intimista. Portanto, antes de investir num material de PDV em sua loja, conheça o público que frequenta o ambiente.

Escolha lugares certos.

Lembre-se que o seu consumidor quer transitar livremente em sua loja. Portanto, cuidado para não apostar em materiais de PDV exagerados, que atrapalham a mobilidade das pessoas dentro do ambiente. Uma outra dica é não encher a porta da loja com materiais, atrapalhando o acesso dos clientes. Ao invés de atrair, eles podem espantar consumidores. Prefira também materiais de PDV que não intimidem nem atrapalhem a visibilidade de outros produtos na loja. Portanto, escolha os lugares certos, de maneira estratégica e inteligente.

Experimente o marketing sensorial.

Estimular os sentidos podem ser uma grande estratégia para atrair consumidores utilizando materiais de ponto de venda. Além da visão e da audição, o olfato pode ser outro bom recurso. Materiais de PDV coloridos, com fotos atraentes, músicas ambientes, podem proporcionar uma experiência prazerosa aos clientes. Por exemplo, entrar numa concessionária e sentir o famoso “cheirinho de carro novo” é uma boa estratégia para proporcionar aos clientes a sensação de estar dentro de um carro no momento em que ele entra na loja.

Invista em sua equipe.

Algumas marcas disponibilizam promotores de venda, treinados para compor o ponto de venda e explicar detalhes sobre os produtos, abordando o cliente de maneira simpática. Alguns lojistas também investem no treinamento de sua equipe de vendas para promover determinados produtos. Assim, o próprio vendedor que trabalha na loja pode ser uma espécie de “material vivo de PDV”, apresentando o produto às pessoas de maneira proativa e agradável.

PDV Krona.

A Krona é uma das marcas que mais acreditam e investem em materiais de PDV. Além de sinalizar a presença da marca na loja, a Krona proporciona uma experiência agradável ao cliente, por meio de combinação de cores e formas que deixam o ambiente mais bonito. Além disso, a marca promove ações promocionais dentro da loja, atraindo ainda mais as pessoas e aumentando a visibilidade da marca.

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