Manual do guarda-roupa: medidas e divisórias fundamentais

Se você anda sonhando com um guarda-roupa feito sob medida para as suas roupas, sapatos e acessórios, chegou a hora de tornar realidade. Os armários são itens indispensáveis em casa. Na hora de escolher, deve-se levar em conta o espaço disponível e quantas pessoas irão usá-lo. Construir e mobiliar exige uma matemática precisa: é necessário encaixar cada item em seu cantinho.

Separamos algumas medidas de referência para diferentes partes de um armário:

Para cabideiros: quando a porta é de puxar, o ideal é ter uma profundidade de 60 centímetros. Quando a porta é de correr, as medidas variam entre 65 e 70 centímetros.

A altura entre piso e cabideiro pode ser de dois metros, para acomodar bem camisas, blazers, saias e vestidos longos. A parte de baixo normalmente é reservada para gavetas e prateleiras.

Para sapateiras: a profundidade ideal para somente uma gaveta é de 35 centímetros. Em caso de repartições nas gavetas – uma atrás da outra –, o ideal é 60 a 65 centímetros de interior.

Em relação à altura, se o modelo contém prateleiras, considere a altura dos braços. Se for retrátil ou com gavetas, deve ser 160 centímetros.

Para gavetas com divisórias: a melhor profundidade para gavetas é 50 centímetros. O comprimento varia de acordo com o que você deseja colocar.

A melhor opção para roupas íntimas é uma colmeia de 15 x 15 centímetros. Em caso de meias, 10 x 10 centímetros já está ótimo.

Efeitos óticos

Guarda-roupas com portas estreitas e compridas, sem recortes de maleiro, dão sensação de aumentar a altura do ambiente. Já as portas com a divisão do maleiro ampliam a largura da área.

Se esse for seu desejo, lembre-se de alinhar a altura das portas com a altura das janelas ou da porta de entrada do cômodo. Isso cria uma referência visual e torna o ambiente mais agradável.

Dicas de portas

Deixe as portas por último e, quando for pensar nelas, vá para o quarto e analise o espaço que restará para a circulação em frente a ele. Lembre-se de que você vai precisar de pelo menos um metro de área livre para se movimentar com conforto e sem esbarrões.

Se o espaço para circulação for maior que um metro, você poderá considerar o uso de portas de abrir. Cada folha deve ter entre 40 e 60 centímetros, no máximo.

Se o seu dormitório não for tão grande assim, considere a instalação de portas sanfonadas, do tipo camarão, ou ainda os modelos de correr. Todas elas utilizam trilhos, engrenagens e sistemas de abertura que “roubam” alguns centímetros de espaço. Por isso, é bom incluir mais cinco centímetros na profundidade final do armário.

Radicalizar e abolir as portas também é uma solução para as áreas pequenas. Armários totalmente abertos dão um ar despojado ao ambiente.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.