Dicas para bombar o seu negócio em 2019

Em um mercado tão competitivo, se destacar dos concorrentes é fundamental. Com tantas empresas buscando soluções inovadoras e atrativas, é preciso ter atenção e adotar boas estratégias de marketing para alavancar o negócio e aumentar as vendas no varejo.

O varejo é um modelo de comércio que oferece produtos em pequenas quantidades, vendendo diretamente para o comprador. Por isso, todas as ações para aumentar o número de clientes de uma loja devem buscar atrair o consumidor final. Mas como fazer isso?

Neste artigo, daremos algumas dicas para ajudar você a aumentar as suas vendas e falaremos um pouco sobre as tendências do mercado para 2019. Boa leitura!

Como aumentar as vendas

Tenha uma boa equipe de vendas 

Prestar atenção no atendimento é essencial para o sucesso do negócio. Nas lojas de materiais de construção, é comum que os clientes tenham dúvidas sobre as opções disponíveis ou ainda não saibam quais são as melhores soluções para os seus problemas.

Por isso, é preciso ter uma boa equipe, com profissionais bem informados e preparados para oferecer a ajuda necessária, respondendo a dúvidas e apresentando os produtos mais adequados para cada caso. Ofereça treinamentos com frequência e garanta que novos produtos e novas marcas sejam conhecidos pelos vendedores.

Com bons atendentes, a sua loja também poderá fechar mais vendas adicionais, que acontecem quando o cliente compra além do produto principal que estava procurando.

Cuide da apresentação da loja

A organização do espaço pode fazer toda a diferença para os visitantes, levando-os a entrar no estabelecimento e escolher voltar a ele no futuro. Garanta que a loja esteja sempre organizada e que os produtos estejam expostos da maneira correta, divididos por categorias e visíveis.

Um espaço bem organizado ajuda o cliente a encontrar o que procura com mais rapidez. Usar placas que indicam categorias de produtos, por exemplo, é uma forma de orientar os visitantes. Além disso, é possível aproveitar para deixar os materiais de maior saída em locais estratégicos, como espaços com maior visibilidade.

Leia também Como organizar a sua loja para que ela fique mais atrativa?

Esteja na internet

A internet se tornou um dos meios mais importantes para quem deseja divulgar o seu negócio online. Tenha um site ou blog e esteja nas redes sociais. Nesses espaços, a sua loja poderá expor produtos, divulgar promoções, captar novos clientes e encontrar canais que sirvam para tirar dúvidas e oferecer informações às pessoas interessadas.

Lembre que a apresentação do negócio online é quase tão importante quanto a organização do seu espaço físico. Por isso, tenha bons materiais para postar nas redes sociais e um site ou blog bem organizado, que ofereça informações relevantes ao seu público.

Valorize o cliente

Além de receber um bom atendimento e ter facilidade para encontrar os produtos de que precisa, o cliente também espera ter uma boa experiência ao visitar uma loja. Tudo começa desde o ponto de venda, que deve estar e um local acessível e seguro, oferecer um bom estacionamento e ter um espaço interno agradável.

Também é importante garantir uma boa experiência de compra. Por exemplo, a loja pode oferecer condições de pagamento que facilitem a transação, uma entrega rápida e acompanhar o cliente após a venda para saber se ele está satisfeito.

Quer saber mais sobre o atendimento ao cliente? Leia o artigo Atendimento ao cliente em lojas de materiais de construção: o que fazer e o que evitar?

Ofereça benefícios financeiros

As promoções são uma forma de tornar as ofertas mais vantajosas, levando uma pessoa a adquirir algo que deseja há algum tempo. Planeje os melhores períodos e os produtos mais adequados para colocar em promoção, sempre garantindo que as ações não prejudiquem a saúde financeira da empresa.

Você pode dar promoções em datas especiais, como no aniversário da loja, oferecer entrega gratuita, oferecer brindes, etc.

Programas de fidelização também são boas estratégias para conquistar clientes. Por meio deles,é possível valorizar as pessoas que já interagem com a loja há mais tempo, oferecendo recompensas após determinado número de compras ou informando sobre novos produtos e promoções com exclusividade, por exemplo.

Tendências do mercado para 2019

Como já dissemos, para se destacar entre a concorrência é preciso ter atenção, empregar boas estratégias e procurar soluções inovadoras. Por isso, conhecer as tendências do mercado é fundamental. Veja o que esperar de 2019:

Aumento das vendas online

Comprar pela internet é uma prática cada vez mais utilizada no Brasil. No primeiro semestre de 2018, o comércio eletrônico aumentou em 12,1% no país. Embora o ambiente digital pareça mais oportuno para quem vende no formato de atacado, o varejo pode sim ter vários benefícios ao comercializar pela internet.

Isso acontece porque as compras online são mais cômodas, ajudando quem sofre com a falta de tempo a adquirir o que precisa sem sair de casa.

Materiais sustentáveis

A sustentabilidade se torna cada vez mais relevante em nossa sociedade, principalmente se levarmos em consideração as ameaças trazidas pela exploração excessiva dos recursos naturais. Nesse contexto, consumidores valorizam produtos e serviços que causam menos impacto no meio ambiente, como produtos reciclados e que reduzem o desperdício.

Tijolos e madeiras ecológicos, sistemas para produção de energia renovável e diversos outros produtos podem ser vendidos em uma loja de construção.

Inovações tecnológicas

As inovações tecnológicas acontecem em uma velocidade cada vez maior e não podem ficar de fora do seu negócio. Tecnologias como drones, impressão 3D, aplicativos e softwares estão cada vez mais integrados à construção civil por facilitarem o processo de produção e tornarem as construções mais funcionais.

O que achou das dicas para aumentar as vendas no varejo? Conhecendo as tendências do mercado e seguindo as dicas para conquistar novos clientes você estará um passo à frente de alcançar os objetivos do seu negócio!

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