Como organizar a sua loja para que ela fique mais atrativa?

Você sempre se pergunta o que poderia fazer para deixar sua loja ou seu ambiente de trabalho mais atrativo para seus consumidores aumentando, assim, seu potencial de vendas? Neste post você vai conhecer ideias úteis que podem ajudar a revitalizar seu espaço. Com muita criatividade e jogo de cintura, você ainda pode seguir estas orientações sem precisar gastar muito, ganhando rentabilidade e giro de estoque. Confira nossas dicas, procure aplicá-las ou adaptá-las e boas vendas!

Iluminação

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É muito importante que os produtos sejam notados pelo cliente e, não há dúvidas, de que uma boa iluminação é capaz de suprir não apenas esta necessidade, mas também de realçar o design e outros atributos do produto, deixando-o mais atrativo.

Existem vários tipos de iluminação que podem ser utilizadas dentro de uma loja: geral (quando atinge toda a área de exposição dos produtos), direta (quando o foco é em apenas um produto ou linha. Ideal para lançamentos ou produtos com maior potencial de vendas) ou indireta (quando queremos apenas realçar o visual dos produtos).

Garanta que, no mínimo, sua loja conte com uma boa iluminação geral, atingindo toda a área de exposição de produtos. Outra dica é valorizar a luz natural que geralmente se faz presente na entrada do estabelecimento. Produtos expostos ali têm seus detalhes em relevo valorizados, dando destaque a características desejadas e ajudando a economizar energia. Portanto, se você quiser mostrar e valorizar os produtos da sua loja, use a luz a seu favor, com inteligência e criatividade.

Vitrine

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A vitrine, claro, é o cartão de visitas de uma loja. Se for um espaço mal organizado acaba contribuindo apenas para espantar seus clientes. Por isso, muitos dizem que o vitrinismo é uma arte.

Para deixá-la atrativa e funcional, busque o equilíbrio expondo produtos de tamanhos e funções diferentes, mostrando variedade e organização. Lembre-se: produtos discretos e em pouca quantidade deixam a vitrine apagada e imperceptível ao mesmo tempo em que objetos grandes e muito coloridos podem afastar pelo exagero.

É preciso ter bom senso e encontrar um meio termo. O lojista que sabe dosar a decoração de uma vitrine consegue atrair clientes e aumentar a circulação de pessoas dentro da loja. Se o espaço for pequeno, a dica é dar preferência à entrada dos clientes, ampliando a porta e transformando o interior da loja em uma grande vitrine.

Disposição dos produtos

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A maneira como os produtos são dispostos dentro da loja também é de vital importância. Produtos “escondidos” podem acarretar em déficit nas vendas. Por outro lado, um produto bem exposto pode até despertar necessidades não óbvias nos clientes que estão visitando sua loja.

Os itens precisam estar expostos de maneira muito organizada. Separe por setores, indique visualmente onde está cada tipo de produto e coloque os valores em etiquetas localizadas nas prateleiras de exposição, bem abaixo dos itens. Para as lojas de pequeno porte, a dica é ter um espaço anexo para o estoque. A área de exposição de produtos nunca deve ter, por exemplo, a função de depósito.

Além disso, limpeza e organização são fundamentais. Uma loja de materiais de construção possui uma gama muito variada de produtos, é importante deixar tudo bem organizado e indicar o que o consumidor irá encontrar em cada área do espaço. O cliente deve ser capaz de encontrar sozinho aquilo que procura, O vendedor terá o papel de esclarecer dúvidas do cliente e de realizar consultas mais específicas. Além das gôndolas estarem limpas e organizadas, o preço deve estar sempre visível para o consumidor.

Dica: Periodicamente, verifique se os produtos estão nos lugares corretos, identificados e precificados. Isso ajuda, inclusive, a evitar situações de desconforto na hora de finalizar a compra, como questionamentos sobre marcas e conferência de valores.

Aplicação de material em PDV
Saber posicionar material de determinadas marcas no ponto de venda não só fortalece a marca como influencia na escolha, além de atrair e ajudar os clientes a se localizarem dentro da loja.

Separar os produtos de determinada marca em um setor específico pode ser uma boa escolha, se houver espaço no seu estabelecimento.

No caso de Krona, as campanhas de TV mostram uma gôndola de produtos com os materiais de PDV aplicados. Quando os clientes procurarem os produtos e encontrarem na loja um ambiente “igual ao do comercial”, a mensagem será ainda mais clara e eficiente. A combinação dos nossos materiais funciona muito bem completa, mas você é livre para adequá-los ao seu espaço. Você pode utilizar adesivos de chão, bandeirolas, régua de gôndola, cubo e muito mais.

Além de deixar o seu ponto de venda mais bonito e organizado, ajuda o consumidor a encontrar os produtos Krona expostos no estabelecimento.

Estoque

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O segredo de um estoque exemplar está no seu bom gerenciamento. Um estoque bem gerenciado não entope o espaço com ofertas de pouco giro. Faça suas compras com base numa boa análise de saída dos produtos.

Outra vantagem da boa organização no estoque está na facilidade para encontrar os produtos, evitando que o cliente espere por muito tempo e acabe com uma má impressão sobre a loja. Outro problema é perder vendas. Com a falta de organização, seu balconista pode informar equivocadamente sobre a falta de um produto que, na verdade, estava guardado em um lugar diferente do habitual.

Portanto, organize-se. Mantenha o controle utilizando planilhas ou softwares voltados à gestão de estoque. Caso não se sinta confortável, exerça o controle em livros de anotação saber o que entra e o que sai e com qual frequência deve-se entrar em contato com fornecedores para reposição.

Organização e bom funcionamento das lojas são assunto tão amplos que dariam vários artigos. Em breve postaremos outros com mais dicas e gostaríamos de contar com sua contribuição para o conteúdo do nosso blog. Por isso, queremos saber duas coisas:

1) Você gostou deste artigo? Ele foi útil pra você?
2) Quais dicas você gostaria de aprofundar em um próximo post?

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