Impermeabilização de paredes para evitar infiltração

Pintura estufada ou rachada, manchas de mofo e reboco se esfarelando são alguns dos incômodos que aparecem quando há infiltração de água nas paredes. Além de acabar com o visual do imóvel, isso pode causar danos estruturais mais graves e até afetar a saúde dos moradores – portanto, é necessário prevenir. Uma saída é impermeabilizar as paredes, alicerces e lajes com produtos específicos, que criam uma camada protetora, impedindo a entrada da água. Saiba como funciona!

Causas do problema

Por serem ligeiramente porosas, as estruturas de alvenaria podem absorver umidade do solo ou de sua própria superfície, gerando infiltrações – e é aí que entra a impermeabilização. Mas também há outros fatores que podem ocasioná-las, como falhas no telhado ou rompimento de tubulações. Caso surjam os sintomas característicos, é importante verificar todas as possíveis causas e tomar as medidas adequadas para resolver o problema como um todo.

Etapas e opções

O ideal é que a impermeabilização seja feita ainda durante a construção do imóvel, desde os baldrames, para evitar a infiltração de água pelo solo. Para isso, podem ser usados diferentes tipos de impermeabilizantes, como mantas isolantes e aditivos misturados à massa de reboco. Se a impermeabilização não tiver sido feita originalmente ou apresentar falhas, dá para aplicá-la depois, em pontos críticos, como paredes que estejam mais afetadas. Nesse caso, a pintura e o reboco são removidos para refazer todo o revestimento utilizando os impermeabilizantes.

Aplicação

A ajuda de um profissional é bem-vinda para analisar que tipo de impermeabilizante pode ser usado em cada caso e para garantir a aplicação correta. Mas existem opções bastante práticas, que são aplicadas como uma espécie de tinta, com um rolo de pintura. Em geral, é necessário aplicar pelo menos duas demãos, e a dica é deixar a superfície secar por pelo menos 24 horas entre uma e outra. Seja qual for o caso, reserve um tempo no cronograma da sua obra para isso! Uma boa impermeabilização pode evitar não só transtornos, mas também uma série de prejuízos.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.